Campina Verde hoje está mais sorridente!
A Escola Agrícola Adolfo Alves de Resende foi federalizada.
Estamos novamente reassumindo um caminho que trilhamos há anos atrás.
As pessoas mais velhas, ou interessadas pela historia da nossa cidade, devem saber. Campina Verde era famosa pelo nível cultural do seu povo, e pelo ensino de qualidade que aqui se ministrava.
Esta historia de educadores de qualidade, começou em 1842, quando o Padre Antônio Ferreira Viçoso, diretor do Seminário e Colégio do Caraça, resolveu transferi-lo para Campo Belo, com medo da revolução ocorrida em Minas Gerais e naquela
região.
Este colégio, aqui, em nossa cidade, ganhou fama no então sertão da farinha podre e na província de Goiás.
Aqui estudaram expoentes da cultura brasileira como Bernardo Guimarães, Eduardo Montandom, e muitos outros. O Colégio do Caraça ficou com sede em Campo Belo por 14 anos, mas quando voltou, deixou aqui o colégio dos padres com sua fama de centro educacional de referencia em toda a região.
O Educandário Sagrada Família, criado pelas irmãs de caridade, para educar as meninas da região, seguiu o mesmo caminho.
Desde então nosso povo apanhou o gosto pelas letras. Dizia-se antigamente que
Campina-verdense se não era médico, era padre, de tantos médicos e padres conterrâneos.
Não conseguimos infelizmente trazer para cá faculdades, como existem em varias cidades da região. Neste aspecto, não seguimos a nossa tradição. Mas sabemos que os alunos que passam por Campina Verde durante o ensino médio, sempre brilham “lá fora”.
Agora vem esta noticia boa. Boa não; excelente! O colégio agrícola concluiu hoje o seu processo de federalização!
Quem sabe se não está começando aí o caminho para voltarmos a ser centro de cultura na região?



Hoje é um dia muito especial para os católicos. . Para mim particularmente que sou católica convicta, que tenho como filosofia religiosa o catolicismo, este é um dia de grande importância e significado.
A gente que tem fé acredita que o Santo Papa, o sucessor de Pedro é escolhido pelos cardeais por obra do Espirito Santo.
É o Espirito Santo, que ilumina cada um dos participantes do conclave para que a escolha seja a ideal, para aquele momento da humanidade.
Mas a gente sempre gosta de palpitar.
Especula aqui, especula ali, e ousa dar algumas opiniões.
Eu queria muito um Papa não europeu. Acho que havia necessidade da nossa Igreja se universalizar mais. Aprender um pouco com um mundo novo.
E a América do Sul é um mundo novo.
Apesar de ser brasileira e ter lá as minhas rivalidades com a Argentina, acho que não é este o momento para rivalidades de vizinhos. Temos sim, que nos sentirmos orgulhosos por ter um Papa latino americano.
A nossa Igreja precisa de uma renovação. Precisa Andar de metrô...
Sabiam que o Cardeal Jorge Mario Bergoglio,
gostava de andar de metrô pelas ruas de Buenos Aires, para estar mais perto do povo?
É disso que nós precisamos. De um Papa que não só, chegue junto ao povo, mas que entenda que o povo clama por renovação. Um Europeu não iria entender o sentido da palavra renovação.
Renovar não é cada um pensar como quer...
Em toda família tem que haver limites e rituais.
Um pai que não dá limites aos filhos, não corrige os seus erros e nem acha hora para se sentar á mesa do jantar, dar um beijo de boa noite, ou acompanhar o andamento do filho na escola, não é um bom pai. Ou um pai que acha que o filho tem que viver á sua imagem e semelhança, e que não aceita as mudanças do mundo e da geração do filho também não é um bom pai.
O Papa é o pai dos católicos. E como bom pai, precisa caminhar junto dos
filhos, e entender que os filhos mudam de geração em geração. Mas ao mesmo tempo um Papa precisa dar limites, ter rituais... Quer ritual mais lindo do que rezar com o mundo todo um Pai nosso assim que foi eleito?
E a humildade então. Aquela abaixada de cabeça pedindo que a gente rezasse por ele, foi o fim... Caí em lágrimas pedindo ao Espirito Santo que o iluminasse nesta jornada de tanto sacrifício e responsabilidade. .
Escolher o nome FRANCISCO também foi um gesto de humildade. Afinal, São Francisco foi um frade franciscano, que pregava a humildade e o amor aos pobres e a natureza..
Para aqueles que são e para os que não são católicos, foi como espetáculo, uma comoção mundial. Não se conseguiu na hora da fumaça branca, calcular quantas mil pessoas chegaram á Praça de São Pedro no frio e na chuva... E a pomba que veio mansamente e pousou por um tempo pela chaminé por onde sairia a fumaça... Sabiam que a pomba é um dos símbolos do Espirito Santo?


Ontem ás dezessete horas, fui ao cemitério para trocar as flores dos túmulos dos meus pais e da minha avó. Quando estava terminando de arrumar, vi que um rapaz que estava trabalhando , saiu, e entrou outra moça com uma criança para visitar algum tumulo. Estávamos só nós duas no cemitério.
Ainda estava com sol.
E mesmo que estivesse escuro, que mal havia em estar ali?
Pois bem; quando eu
estava saindo, ouvi um barulhão de briga, bem no portão da saída.
Eu não tinha nem uma tesoura, nem faca, nem nada pra me defender.
Quem haveria de pensar em se defender no cemitério?
Fiquei quietinha encostada no tumulo da vovó esperando o entrevero passar. Vi de longe que dois homens pegaram o que estava atrás do portão de grade da entrada, colocaram no carro e saíram em disparada pro lado da avenida cinco.
Quando vi que as coisas se acalmaram resolvi sair.
Encontrei na porta, algumas pessoas que presenciaram o fato.
Perguntei curiosa, o que acontecera. - Foi alguém que pegou o Edgarzinho, que estava escondido no cemitério. Tomara que deem uma boa coça nele - me disseram.
Saí quietinha, sem nada comentar, mas numa tristeza só.
Vi que as palavras do meu filho estavam se confirmando. Ele me disse que se continuasse tudo como estava, sem nada mudar, a gente ia ver as pessoas começarem a fazer justiça com as próprias mãos.
E como nada tem mudado; como estão roubando até farmácia às onze horas da manhã na avenida vinte e seis... A gente pensa que as previsões do fim do mundo devem estar certas! Pelo menos Campina Verde virou o fim do mundo
Estou errada? Digam-me: Estou errada?