Hoje é um dia muito especial para os católicos. . Para mim particularmente que sou católica convicta, que tenho como filosofia religiosa o catolicismo, este é um dia de grande importância e significado.
A gente que tem fé acredita que o Santo Papa, o sucessor de Pedro é escolhido pelos cardeais por obra do Espirito Santo.
É o Espirito Santo, que ilumina cada um dos participantes do conclave para que a escolha seja a ideal, para aquele momento da humanidade.
Mas a gente sempre gosta de palpitar.
Especula aqui, especula ali, e ousa dar algumas opiniões.
Eu queria muito um Papa não europeu. Acho que havia necessidade da nossa Igreja se universalizar mais. Aprender um pouco com um mundo novo.
E a América do Sul é um mundo novo.
Apesar de ser brasileira e ter lá as minhas rivalidades com a Argentina, acho que não é este o momento para rivalidades de vizinhos. Temos sim, que nos sentirmos orgulhosos por ter um Papa latino americano.
A nossa Igreja precisa de uma renovação. Precisa Andar de metrô...
Sabiam que o Cardeal Jorge Mario Bergoglio,
gostava de andar de metrô pelas ruas de Buenos Aires, para estar mais perto do povo?
É disso que nós precisamos. De um Papa que não só, chegue junto ao povo, mas que entenda que o povo clama por renovação. Um Europeu não iria entender o sentido da palavra renovação.
Renovar não é cada um pensar como quer...
Em toda família tem que haver limites e rituais.
Um pai que não dá limites aos filhos, não corrige os seus erros e nem acha hora para se sentar á mesa do jantar, dar um beijo de boa noite, ou acompanhar o andamento do filho na escola, não é um bom pai. Ou um pai que acha que o filho tem que viver á sua imagem e semelhança, e que não aceita as mudanças do mundo e da geração do filho também não é um bom pai.
O Papa é o pai dos católicos. E como bom pai, precisa caminhar junto dos
filhos, e entender que os filhos mudam de geração em geração. Mas ao mesmo tempo um Papa precisa dar limites, ter rituais... Quer ritual mais lindo do que rezar com o mundo todo um Pai nosso assim que foi eleito?
E a humildade então. Aquela abaixada de cabeça pedindo que a gente rezasse por ele, foi o fim... Caí em lágrimas pedindo ao Espirito Santo que o iluminasse nesta jornada de tanto sacrifício e responsabilidade. .
Escolher o nome FRANCISCO também foi um gesto de humildade. Afinal, São Francisco foi um frade franciscano, que pregava a humildade e o amor aos pobres e a natureza..
Para aqueles que são e para os que não são católicos, foi como espetáculo, uma comoção mundial. Não se conseguiu na hora da fumaça branca, calcular quantas mil pessoas chegaram á Praça de São Pedro no frio e na chuva... E a pomba que veio mansamente e pousou por um tempo pela chaminé por onde sairia a fumaça... Sabiam que a pomba é um dos símbolos do Espirito Santo?