VOCÊ ACREDITA SER A MELHOR AMIGA DA SUA FILHA ADOLESCENTE?
Então, de duas, uma: ou você é muito permissiva, ou é muito ingênua em acreditar nesta premissa.
A maior amiga da sua filha adolescente, quase sempre é uma pessoa da idade dela, que não lhe dá limites, nem desaprova qualquer atitude pouco recomendável que ela possa tomar. Você pode ser isso sim; uma MÃE AMIGA. Daquelas que participa, é amiga das amiguinhas dela, dá o ombro pra chorar, ouve os choros e planos mirabolantes com paciência,
e dá bronca quando precisa!!
Uma mãe amiga tem que entender em primeiro lugar, que filho não é espelho. A geração da sua filha não é a sua, por isso ela não vai gostar exatamente das coisas que você gostava. Nem vai cometer os mesmos erros ou os mesmos acertos que você cometeu
Conheço mães que foram muito imaturas na adolescência, escondem das filhas o que fizeram, e tentam policiar com excesso para que elas não cometam o mesmo erro.
. Não seria mais sensato sentar com a filha e contar que fez isso e aquilo, porque não teve alguém pra lhe abrir os olhos?
Dialogo claro é a melhor forma de orientação.
Quando for proibir ou permitir, alguma coisa, não o faça apenas porque “No meu tempo não era assim.” Ao contrario; tente virar o disco e se pergunte; " Se eu tivesse a idade dela, tomar a atitude que ela quer tomar me faria mal?”.
Outra coisa; faça a sua filha pensar e tomar decisões sozinhas. Pergunte antes de dar sim ou não. Deixe que a sua filha entenda que o NÃO muitas vezes é para o bem dela.
Normalmente a gente entra em conflito com filhos adolescentes, por preguiça de argumentar.
E para encerrar o papo, não esconda nada da sua filha apenas “porque ainda não está na hora deste tipo de conversa” Lembre-se sempre que a gente só se defende do que conhece.
Mais um detalhe; Demonstre amor. Abrace beije dê apelidos carinhosos sempre...sempre.
Acreditam que ainda chamo o meu filho de Steninho e a minha filha de Fafazinha? E olhe que eles já estão bem crescidinhos! 12- 10 -2012