Tenho sido muito questionada, sobre o que é terapia sexual.
Quando vêm na porta do meu consultório uma placa, onde está escrito GINECOLOGIA E TERAPIA SEXUAL, minhas pacientes querem saber o que é.
É que há quase vinte anos , quando deixei de fazer obstetrícia (parto, Cesária, pré natal),.
Fiz em Brasília o Curso Intensivo de Terapia Sexual, no CESEX. E desde então, faço no meu consultório, terapia sexual com os pacientes que me procuram, para este tratamento.
Segundo Ricardo e Mabel Cavalcanti, ”Terapia Sexual é o conjunto da psicoterapia e da farmacoterapia,
orientadas para o tratamento das disfunções sexuais.”.
Trocando em miúdos. Através da terapia sexual tentamos adequar uma pessoa ou um casal, para que eles estejam cada vez melhores nas suas relações interpessoais.
Isso se faz através de sessões de terapia semelhantes as que alguém faz quando quer melhorar ou mudar alguma coisa que a atrapalha no caminho de sua realização plena como pessoa.
A diferença é que a terapia sexual é mais voltada para a área sexual e as disfunções que prejudicam a pessoa ou o casal. É também uma terapia mais breve e pode ser feita por médicos e
psicólogos que neste caso são chamados de sexólogos.
As escolas de medicina não tinham esta matéria inserida na sua grade curricular. Só agora, a USP de São Paulo resolveu ensiná-la aos médicos em formação.
Há um movimento para deixarmos de usar o termo sexologia e passar a falar Medicina Sexual.
Eu tenho o hábito de dizer que acho fascinante o estudo da sexualidade humana, porque a gente aprende que no que se refere ao estudo do sentimento amoroso, 2 +2, nunca são quatro.