Começa dia dois de agosto, o julgamento do maior caso de corrupção do país. O processo tem cinquenta mil páginas e mais de 600 testemunhas foram ouvidas. 11 ministros de Supremo Tribunal Federal julgarão 38 réus.
A historia começou em junho de 2005, quando o então deputado Roberto Jeferson denunciou o Mensalão em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo. Afirmava que o governo do PT dava “mesada” de R$ 30 000,00 ao parlamentar que votasse com ele.
Ficou então conhecido o esquema montado, para comprar o apoio politico do Congresso. Quem comandava toda a maracutaia era o então Ministro da casa
civil José Dirceu.
Ele sabia como ninguém pressionar e comprar o voto dos “companheiros” congressistas corruptos e derrubar de vez o que o PT mais pregou quando oposição:
A liberdade de voto e de opinião, e a seriedade com a coisa publica.
Segundo o procurador geral da republica, Roberto Gurgel, “Este foi o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro publico flagrado no Brasil.”.
Mesmo com todas as evidências da época e a cassação de alguns deputados envolvidos, o povo Brasileiro ainda teve coragem de reeleger Lula que usou seu carisma para eleger Dilma Rousseff,
que era na época uma ilustre desconhecida. De lá pra cá, os escândalos, de tão comuns, já nem chamam mais atenção do povo brasileiro.
Por essas e outras, não podemos deixar de acompanhar este julgamento que provavelmente durará um mês.
E cabe então perguntar:
Veremos realizar-se o sonho de ver o Brasil sendo passado a limpo?
Conseguiremos virar a pagina desta historia suja do pais onde honestidade deixou de se obrigação e passou a ser uma rara virtude?
Ou veremos a continuação do PESADELO?